sábado, 11 de outubro de 2008

Por que somos vegetarianos?

Antes de tudo, somos vegetarianos, porque respeitamos o direito à vida. Isso porque, apesar da obviedade de que todos os seres vivos têm o direito de viver, deparamo-nos diante de barbáries como a absurda lógica de mercado que transforma a morte em um produto lucrativo: a carne.

Além de causar a morte, as indústrias que utilizam animais tiram o seu direito à vida desde o nascimento. Como, nesse caso, o único objetivo é o lucro, esses seres vivos são criados em situações que os privam de um crescimento saudável e natural. Um exemplo são os pintos que, desde o nascimento, são aquecidos por lâmpadas, têm seus bicos cortados e são criados em espaços mínimos que mal possibilitam a sua locomoção. Os pintos que não estão adequados ao padrão empresarial são descartados; enquanto que os que correspondem a essas exigências continuam a crescer sem espaço, com iluminação artificial que os faz ficarem acordados durante a noite para não pararem de comer. Assim, eles chegam rapidamente ao peso necessário para o abate.

Esses pintos, assim como os demais animais criados para o abate, jamais terão a oportunidade de usufruir o seu direito à vida. Eles foram transformados em objetos. Então, caímos em outra obviedade: um animal não é um objeto, um animal é uma vida.

Somos vegetarianos porque não admitimos ser cúmplices dessa crueldade. Nós não estamos colaborando com essa lógica de mercado que ganha seus lucros a partir do sofrimento e da morte dos animais. Somos vegetarianos, porque respeitamos o direito à vida, porque acreditamos que não haverá paz enquanto essa violência for cometida diariamente.

Thaís Brugnara Rosa

Um comentário:

Unknown disse...

Gostaria de dar os parabéns pela iniciativa! É maravilhoso ver mais um grupo em defesa dos aniamais!
Um grande abraço aos vegetarianos de Santa Maria!

Felipe Mascarenhas
Porto Alegre